Achigã à Brás

Inspirada numa das receitas tradicionais da cozinha portuguesa, a Bem Amanhado juntou a esta coleção uma guarnição de batata doce desidratada, com o desejo de recriar o autêntico petisco com origem na taberna do Sr. Brás, localizada em pleno Bairro Alto, na capital portuguesa, mas desta feita, com Achigã, um dos peixes mais nobres do rio.


Receita para 2 pessoas

1. Parta 2 ou 3 ovos para uma tigela, junte a batata para hidratar enquanto prepara a restante receita e coloque salsa picada, ou coentros se preferir, e envolva tudo, temperado de sal e pimenta. Um toque de caril, para quem aprecia, também dá um paladar interessante à iguaria.

2. Prepare meia cebola (100g aprox.) cortada em meia lua finamente e dois dentes de alho laminados. Leve a refogar, aproveitando o azeite da conserva, que é suficiente, e coloque o alho assim que a cebola esteja translúcida.

3. Deixe cozinhar 3 a 4 minutos e desligue o calor. Coloque os filetes de achigã por cima e deixe abafar, com o tacho tapado, por cinco minutos. Envolva o preparado do ovo e cozinhe por mais 2 a 3 minutos.

59662b6d-0dc1-4c3a-a52a-48ba0620a619-03.
Achigã