Valor cultural e nutricional 

Versátil, utilizado a cru ou cozinhado, o azeite é uma gordura rica, saudável, cheia de aromas e sabores inconfundíveis e diferenciados, sendo utilizado como ingrediente base da dieta mediterrânica, na ligação e valorização dos produtos em que se incorpora, realçando os sabores no conjunto, tornando-os mais completos.


A sua utilização a cru permite harmonizações variáveis, desde saladas, sopas, carpaccios, sobremesas, entre outros, perfumando e adicionando sabores, sendo um desafio cada vez mais permanente na cozinha portuguesa.Em confeção é usado como base principal da culinária tradicional, desde os peixes (sobretudo cozidos e grelhados), às carnes (nos confitados, assados e guisados), nos bolos (como filhoses, cavacas, entre outros) e nos molhos, fica a referência do clássico vinagrete, normalmente composto por uma parte de vinagre e três de azeite.

O azeite é um alimento que deve ser consumido o mais próximo possível da sua produção, de preferência, com menos de um ano de idade.

BENEFÍCIOS DO AZEITE

O Azeite para além das já referidas aplicações culinárias, e de resistir a altas temperaturas, embora que neste processo tenha percas de qualidade, é ainda a única gordura vegetal que pode ser consumida diretamente a cru. Relativamente a benefícios:

O azeite é extremamente importante na proteção da saúde humana, sobretudo ao nível das doenças cardiovasculares, sendo uma gordura que ajuda na diminuição do mau colesterol (LDL) e no aumento do bom colesterol (HDL). 

É a gordura mais digestiva de todas, essencialmente monoinsaturada, rica em vitamina e outros antioxidantes naturais, veículo de vitaminas lipossolúveis (A, D, K). 

A sua composição de ácidos gordos aproxima-se da composição do leite materno.

Por ser um alimento rico em compostos fenólicos, o azeite combate o envelhecimento celular, assim como previne a diabetes e a obesidade e é uma excelente fonte de energia.

Entre outras características benéficas para a saúde, também a nível ósseo, favorece a mineralização, estimulando o crescimento e favorecendo a absorção do cálcio.