Azeites portugueses

AZEITES PORTUGUESES

Os azeites portugueses encontram-se provavelmente no melhor momento da sua história, uma vez que nunca se produziu tanto azeite de tanta  qualidade e diversidade em termos de perfil e com tanto investimento no sector, razão pela qual Portugal tem sido medalhado nos mais importantes concursos do mundo.

Outra realidade, que importa salientar, é o facto dos consumidores portugueses estarem cada mais informados sobre azeites, apreciando e explorando cada vez mais as qualidades deste ouro líquido, havendo por isso, uma escala crítica cada vez mais interessante, pelo que no futuro próximo os azeites estarão no patamar da sua merecida recomendação técnica, sobretudo ao nível da gastronomia, tal como nos vinhos, a estar presente nas cartas de restaurantes, nas formações de escolas hoteleiras e com provadores cada vez mais especializados.


Existem 3 categorias de azeite em Portugal: azeite virgem extra; azeite virgem e azeite – contém azeite refinado e azeite virgem. Um azeite virgem extra representa a melhor extração possível da azeitona, sem defeito e com um intervalo de acidez entre 0% e 0,8%, enquanto que um azeite virgem apresenta um intervalo de 0,8% a 2%.

Existe atualmente um projeto em desenvolvimento para a valorização de azeites de Montanha, no Interior da Região Centro, que pelas características geográficas e através da adoção de melhores práticas e de processos inovadores, se pretende que resulte na produção de azeites diferenciáveis e com características organoléticas distintas.

Em modo de produção biológica, existem os azeites Bio, provenientes de olivais cultivados de acordo com determinadas regras da agricultura biológica, com uma preocupação centrada na gestão dos solos, sem o uso de produtos químicos. Referir ainda os azeites monovarietais, nos quais é utilizada apenas uma variedade de azeitona.

Em Portugal, existem seis denominações de origem protegida (DOP), azeites:
. de Trás-os-Montes;
. da Beira Interior (Beira Baixa e Beira Alta);
. do Ribatejo;
. do Norte Alentejano;
. do Alentejo Interior;
. de Moura.