Truta Abafada

Truta 

Abafada

Stuffy Trout | Truite Étouffée

Truta

TRUTICULTURA - Manteigas (Serra da Estrela) - Rio Zêzere.

 

Truta Fário (65%); azeite virgem extra; vinagre de vinho branco; cebola; alho; salsa; zimbro e especiarias.

    Alérgenos: contém peixe  -  Pode conter espinhas  -  Peixe de origem UE.

Trout  (65%); extra virgin olive oil;white wine vinegar; onion; garlic; parsley; juniper and spices. Allergens: contains fish - May contain bones - Fish of UE origin.

Truite (65%); huile d'olive vierge extra; vinaigre de vin blanc; oignon; ail; persil; genièvre est épices. Allergènes: contient du poisson - Peut contenir des arêtes - Poisson d'origine UE.

 

Declaração nutricional média por 100g (produto escorrido) / Nutritional information typical value per 100g (drained) / Valeur nutritionnel moyenne pour 100g (égoutté):

Energia: 879 kj / 211 kcal; Lípidos: 13g; Dos quais saturados: 2,3g; Hidratos de Carbono: 3,2g; Dos quais: Açúcares: 1,3g; Fibras Alimentares: 0g; Proteínas: 19g; Sal: 1,3g.

Conservar em local seco e fresco. Após abertura, manter refrigerado e consumir no prazo de 4 dias.

PESO LÍQUIDO: 120g   PESO ESCORRIDO: 85g

O Rio Zêzere nasce na Serra da Estrela, a cerca de 1900m de altitude, junto ao Cântaro Magro, onde se define o início do maior vale glaciar da Europa (13 km). A fonte apresenta um caudal permanente, ocorrendo na fracturação associada à grande falha Vilariça-Manteigas, que condiciona o alinhamento deste mesmo vale. 

É nestas águas cristalinas e bravas que irrompem da serra, a uma temperatura constante de 6 ºC, que se instala o viveiro de trutas de Manteigas, onde se reproduzem as nossas trutas (Truta Fário), autóctone dos nossos rios.

É com inspiração na primeira viagem da Grande Rota da Transumância, que culminou no território de Manteigas, que recriamos a receita de Truta Abafada, na verdade, um escabeche cozido lentamente nos antigos tachos de ferro sobre brasas, pelas encostas da serra, numa cama de cebola, alho, salsa e zimbro, regado com o puro azeite do vale, e por fim, de vinagre, que para além do sabor, é um conservante natural.

Prove uma receita ancestral em conserva, com as melhores trutas, provavelmente, da Península Ibérica.

Produtos relacionados

Carpa Grelhada
Escabeche de Lúcioperca.png
Achigã assado.png
Caldeta de Barbo.png