PENACOVA  

Festival da Lampreia

Entre 26 de fevereiro e 1 de março decorre a edição de 2022 do festival da lampreia em Penacova. O evento junta 12 restaurantes que também irão servir a iguaria em take-away, uma alternativa criada nos últimos anos devido à pandemia. Os pastéis de Lorvão e as Nevadas de Penacova serão os doces servidos à sobremesa dos diversos espaços.

“A qualidade da nossa gastronomia mantém-se intacta, prova disso é a nossa lampreia, um dos pratos mais singulares da gastronomia penacovense”, explica o município no site oficial. “Os amantes desta iguaria têm óptimas razões para visitar a região nesta altura do ano, onde se podem deliciar com o famoso arroz de lampreia nos vários restaurantes do concelho.”

Apesar do festival só estar marcado para o final de fevereiro, a especialidade já está disponível em vários espaços. No Côta o arroz de lampreia é sempre um dos pratos mais procurados nesta altura do ano. A casa serve refeições hºa mais de 50 anos. Em 1997 mudou de localização para um edifício de cinco andares, dois dos quais dedicados a receber clientes. As enguias fritas e o arroz de míscaros também fazem parte das sugestões da ementa.

Penacova - Festival da Lampreia

FESTIVAL DO ARROZ E DA LAMPREIA

Montemor-o-Velho

Durante 6 a 15 de março, ao almoço, a excelência da gastronomia invade a freguesia da Ereira com o Festival do Arroz e da Lampreia | Sabores do Rio.



Ao destacar as características muito próprias e especiais do arroz do Baixo Mondego que são reconhecidas internacionalmente, a lampreia, que sobe o rio, quando se casa com o arroz do Baixo Mondego só pode dar um arroz divinal que o apreciadores reconhecem como o melhor de todos e que quando se encontra na Ereira, o casal é feliz”.


A ementa, capaz de fazer crescer água na boca, volta a ser preparada por Clara Silva e Rosália Albuquerque. O peixe do rio frito, a sopa de peixe, o arroz de lampreia e o sempre saboroso arroz doce são algumas das iguarias apresentadas. Ao longo dos dois dias, vão ser preparadas 180 lampreias e 44 kg de arroz da Ereira.


No decorrer do certame gastronómico, a organização estima receber mais de 300 participantes que, a par das propostas gastronómicas, vão poder também adquirir arroz carolino produzido na freguesia e outros produtos locais e regionais.


A animação fica a cargo do grupo Musical Band e do Grupo Folclórico da Ereira.

FIGUEIRA DA FOZ

Festival do Sável e da Lampreia 

O Festival do Sável e da Lampreia decorre até 27 de Fevereiro, na Figueira da Foz. O primeiro dos cinco festivais de peixe da Figueira da Foz 2022 “Figueira com Sabor a Mar”, decorre em dez restaurantes: Caçarola, Casa Mota, Casa Marquinhas, Dory Negro, Grazina – Casa das Enguias, Pep´s, Restaurante A Cantarinha, Restaurante Lota Nova e Restaurante A Trancosense.

Perante a escassez da lampreia, devido às condições climatéricas, os preços a praticar rondam os 25 euros por dose e no Sável e açorda 11,50 euros. A Figueira da Foz é uma cidade com tradição nestas especialidades gastronómicas do Sável frito com açorda, Sável de escabeche com açorda, Arroz de Lampreia e Lampreia à Bordalesa, entre outras especialidades.