VILA VELHA DE RODÃO

Feira dos Sabores do Tejo

A Feira dos Sabores do Tejo é um evento anual organizado pelo Município de Vila Velha de Ródão, geralmente no último fim-de-semana de junho, com o objetivo de dar a conhecer o que de melhor se faz no concelho em termos de atividades, serviços e produtos, numa perspetiva integrada que põe em evidência o turismo, a economia, a gastronomia e a cultura da região.

O certame é hoje um evento de referência na região que atrai milhares de pessoas e se tem afirmado pela qualidade ao nível dos expositores e da programação, trazendo até Vila Velha de Ródão alguns dos principais artistas do panorama musical nacional.

A Feira dos Sabores do Tejo é acima de tudo uma montra da região e tem nos produtos e nos produtores locais os principais protagonistas. Estes estão em destaque no stand Terras de Oiro, um espaço baptizado com o nome da marca promocional do território, criada pelo município para dar notoriedade e acrescentar valor aos produtos locais e aumentar a sua penetração no mercado nacional e internacional.

DATA A DEFINIR 

Festival das Sopas de Peixe 

O Festival das Sopas de Peixe é um evento organizado pelo Município de Vila Velha de Ródão com o intuito de promover a gastronomia da região e a cultura ligada ao rio.

Realizado habitualmente no início de setembro, o certame tem como produto central as tradicionais sopas de peixe, mas oferece também aos visitantes a oportunidade de degustarem vários pratos regionais, nos restaurantes presentes no Campo de Feiras e nos restaurantes locais aderentes.

Para além da gastronomia, o evento conta com a realização de diversas atividades paralelas, onde se incluem workshops, caminhadas ou animações culturais ligadas às tradições locais. A animação musical é outra das apostas fortes do Festival das Sopas de Peixe, cujos concertos nocturnos contam todos os anos com grandes nomes do panorama nacional e atraem milhares de pessoas.

Em 2019, o Festival das Sopas de Peixe coincidiu com realização do Grande Prémio F2 de Motonáutica, uma prova organizada pela Federação Portuguesa de Motonáutica, a contar para o mundial de F2. A conciliação destas duas iniciativas procurou reforçar e dinamizar o potencial de atratividade e desenvolvimento que o rio Tejo traz ao concelho e deu uma nova dinâmica ao certame.

DATA A DEFINIR 

PROENÇA-A-NOVA

São Pedro do Esteval

O Festival do Peixe do Rio regressa aos sete restaurantes do concelho que aderiram a esta iniciativa: Cafetaria Spitimou (Proença-a-Nova), Churrasqueira Sobreirense (Sobreira Formosa), Despensa a Nova (Proença-a-Nova), Noite e Dia (Vale da Mua), Os Amigos (Pedra do Altar), restaurante da Zona Balnear de Alvito da Beira (em Alvito da Beira) e Täscá (Proença-a-Nova). Há ainda a participação especial dos cafés da freguesia de São Pedro do Esteval (Café S. Pedro, Gasocombustíveis e O Emigrante), tendo em conta que o tradicional Festival do Peixe do Rio se realiza nesta freguesia (em 2020 não se realizou devido à pandemia e em 2021 regressa neste formato, em parceria com a restauração).

Os clientes que escolherem o peixe do rio como refeição recebem um cupão que pode ser premiado com o valor de 15,00 €, uma sobremesa ou um café (ou sem prémio). “Com o envolvimento da restauração, procurámos dar a continuidade possível a um dos festivais gastronómicos de maior sucesso no concelho e a um produto de grande excelência, disponível, principalmente, no rio Ocreza. Esperamos que no próximo ano se possa voltar ao formato habitual, em S. Pedro do Esteval, com a participação das associações locais e muita animação”, adianta João Manso, vice-presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova.

VILA DE REI

O Achigã vai estar de regresso às ementas dos restaurantes Vilarregenses no final do mês de outubro, com a realização de uma nova edição do seu Festival Gastronómico.

 

Organizado pelo Município de Vila de Rei, o 14º Festival Gastronómico do Achigã terá lugar entre os dias 23 e 31 de outubro e promete voltar a deliciar os visitantes e a preencher os restaurantes aderentes com estes sabores e aromas já tradicionais.

Segundo informação a que o Diário Digital Castelo Branco teve acesso, nesta edição, serão sete os restaurantes a oferecer a possibilidade de se deliciar com pratos tradicionais onde o achigã é o ingrediente dominante: Churrasqueira Central (Vila de Rei), Fénix (Fundada), Fifty-Fifty (Vila de Rei), O Cobra (Vila de Rei), Ribeira da Vila (Vila de Rei), Tasco d’el Rei (Vila de Rei) e Tasquinha da Vila (Vila de Rei).

De 23 a 31 de outubro, visite Vila de Rei e delicie-se com o melhor da cozinha tradicional e da gastronomia Vilarregense!

Vila de Rei - Festival do Achigã.jpg