Castelo de Paiva

4º FESTIVAL DA LAMPREIA E DO SÁVEL

Usufruindo da paisagem natural junto ao Rio Douro, no cais de Boure / Sardoura, a Câmara Municipal de Castelo de Paiva promove todos os anos, no segundo fim de semana de março, o Festival da Lampreia e do Sável. Um evento gastronómico orientado para a degustação desta iguaria da cozinha regional, tão presente no concelho e uma das mais emblemáticas da tradição culinária portuguesa.

Como prato sazonal, a lampreia à mesa com arroz ou à bordalesa é o mote deste festival.

Esta iniciativa apresenta-se como uma forma de divulgação do que melhor temos em Castelo de Paiva: um artesanato genuíno e diversificado, uma saborosa gastronomia e os excelentes Vinhos Verdes de Paiva.

Para além disto, a autarquia estendeu o convite deste ano para o “Concurso de Sobremesas de Paiva” que decorreu durante o festival.

Esta iniciativa municipal apresenta-se como uma forma de promover a gastronomia e os vinhos locais, pois Castelo de Paiva é uma região com fortes tradições, e a lampreia é uma delas.

Próximo evento: Informação indisponível.

 

Murtosa:

XXII Festival da Lampreia e do Sável da Ria

No belo cenário da Ribeira de Pardelhas, que testemunha relação ancestral dos Murtoseiros com a laguna, o convite é irresistível: saborear as iguarias preparadas, com mestria, pela confraria “O Moliceiro”, guardiã e divulgadora do património gastronómico Murtoseiro, e grande responsável, em larga medida, pela afirmação crescente da Murtosa como um dos destinos de referência da lampreia em Portugal.


Estamos em pleno coração da Ria de Aveiro, uma área de grande beleza paisagística e de enorme riqueza ambiental. O festival constitui, por isso, um excelente mote para conhecer o património natural e cultural Murtoseiro. A entrada no certame inclui atividades paralelas, de promoção territorial, que complementam a degustação da lampreia e do sável: passeios de barco moliceiro na Ria e visitas guiadas de bicicleta pelos trilhos da natureza.

Murtosa - XXII Festival da Lampreira e Sável da Ria

Próximo evento: Informação indisponível.