PEIXE GATO EUROPEU - SILURO

SILURO GLANIS 

Alimentação – Carnícoro​

Família: Siluridae

Espécie exótica

Distribuição Global: A sua área de distribuição natural está localizada em bacias da Europa Oriental, Ásia Central e Ásia Menor. Amplamente introduzida no resto da Europa como espécie exótica. Também introduzida na China e na África do Norte. Na Península Ibérica foi introduzido em Espanha e está distribuído pelas bacias hidrográficas do Ebro, Tejo, Ter e Llobregat. Em Portugal há registos que indicam que esta espécie se encontra em alguns rios.

Morfologia: Pode atingir grandes dimensões (superiores a100 cm) Peixe com corpo alongado e cabeça grande. A boca possui 6 barbilhos, não apresenta escamas. A barbatana dorsal é muito pequena enquanto a barbatana anal é muito grande.

Nativa: Não

 

Migração: Não

Longevidade: 30 anos

Comprimento: Até 500 cm

Época de reprodução: Maio a Julho

Habitat geral: Esta espécie de peixe-gato vive em águas tranquilas e profundas, frequenta barragens e suporta águas ligeiramente salobras.

Alimentação: Procura alimento durante a noite, alimentando-se de peixes e eventualmente de aves e mamíferos. Os alevins alimentam-se de zooplancton e os juvenis de invertebrados dentónicos.

zona de origem