VILA VELHA DE RÓDÃO

Feira dos Sabores do Tejo

Festival das Sopas de Peixe 

A Feira dos Sabores do Tejo é um evento anual organizado pelo Município de Vila Velha de Ródão, geralmente no último fim-de-semana de junho, com o objetivo de dar a conhecer o que de melhor se faz no concelho em termos de atividades, serviços e produtos, numa perspetiva integrada que põe em evidência o turismo, a economia, a gastronomia e a cultura da região.

O certame é hoje um evento de referência na região que atrai milhares de pessoas e se tem afirmado pela qualidade ao nível dos expositores e da programação, trazendo até Vila Velha de Ródão alguns dos principais artistas do panorama musical nacional.

A Feira dos Sabores do Tejo é acima de tudo uma montra da região e tem nos produtos e nos produtores locais os principais protagonistas. Estes estão em destaque no stand Terras de Oiro, um espaço baptizado com o nome da marca promocional do território, criada pelo município para dar notoriedade e acrescentar valor aos produtos locais e aumentar a sua penetração no mercado nacional e internacional.

DATA A DEFINIR 

O Festival das Sopas de Peixe é um evento organizado pelo Município de Vila Velha de Ródão com o intuito de promover a gastronomia da região e a cultura ligada ao rio.

Realizado habitualmente no início de setembro, o certame tem como produto central as tradicionais sopas de peixe, mas oferece também aos visitantes a oportunidade de degustarem vários pratos regionais, nos restaurantes presentes no Campo de Feiras e nos restaurantes locais aderentes.

Para além da gastronomia, o evento conta com a realização de diversas atividades paralelas, onde se incluem workshops, caminhadas ou animações culturais ligadas às tradições locais. A animação musical é outra das apostas fortes do Festival das Sopas de Peixe, cujos concertos nocturnos contam todos os anos com grandes nomes do panorama nacional e atraem milhares de pessoas.

Em 2019, o Festival das Sopas de Peixe coincidiu com realização do Grande Prémio F2 de Motonáutica, uma prova organizada pela Federação Portuguesa de Motonáutica, a contar para o mundial de F2. A conciliação destas duas iniciativas procurou reforçar e dinamizar o potencial de atratividade e desenvolvimento que o rio Tejo traz ao concelho e deu uma nova dinâmica ao certame.

DATA A DEFINIR